PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 26777 > MEMÓRIA – “SANTOS DUMONT FOI TIDO COMO MODELO DE DESPORTISTA”, AFIRMA ESCRITOR

MEMÓRIA

“Santos Dumont foi tido como modelo de desportista”, afirma escritor

Publicado: 2016-08-03 15:00:00
Em livro, pesquisador conta detalhes da outorga do diploma olímpico ao inventor brasileiro. No início do século XX, aviação era considerada esporte

A faceta esportista do inventor brasileiro Alberto Santos Dumont é tema do livro que será lançado na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Santos-Dumont, aviador esportista: o primeiro herói olímpico do Brasil”, escrito pelos professores Lamartine da Costa e Ana Miragaya, conta detalhes da outorga do Diploma Olímpico pelo francês Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, ao inventor brasileiro. A solenidade de lançamento será nesta quinta-feira (04/08), às 10h, no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), com a presença confirmada dos sobrinhos-neto do inventor brasileiro, Alberto Dodsworth Wanderley, e do idealizador dos jogos, Yvan de Cobertin.

“O livro faz uma revisão de Santos Dumont no sentido de entendê-lo como esportista porque ele foi o primeiro do mundo a receber o Diploma Olímpico, ainda na origem do Comitê Olímpico Internacional”, explica o professor Lamartine.

No início do século XX, segundo o escritor, a aviação era um esporte, e não como a conhecemos hoje. Em 1901, durante a quarta reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada no Automóvel Clube de Paris, Pierre de Coubertin propôs a instituição do “Diploma Olímpico”. O prêmio seria entregue a personalidades que haviam prestado serviços relevantes à causa do esporte.

Após quatro anos, foram entregues os primeiros diplomas. Alberto Santos-Dumont (brasileiro inventor do avião e competidor em aeronaves esportivas) foi um dos agraciados. Também receberam a homenagem o presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, o explorador do Pólo Norte, o norueguês Fridjoff Nansen, e William-Hippolyte Grenfell, distinto educador do Reino Unido.

“Naquela época, o Brasil não tinha nenhuma representatividade nos Jogos Olímpicos. Santos Dumont foi esse precursor. Até hoje, ele é o único brasileiro que ganhou esse diploma”, expõe o professor Lamartine da Costa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ex-oficial da Marinha do Brasil, que na década de 1960 atuou no Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), o escritor soube do prêmio recebido por Santos Dumont em 1994, na Universidade de Mainz, na Alemanha. Para concluir a obra, foram necessários cinco anos de trabalho.

O livro tem o apoio da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e da Força Aérea Brasileira, por meio da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) e do Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC).

O prefácio da obra é de Pedro Celso Gagliardi Palermo, coronel de infantaria e Vice-Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), bem como de Christian Wacker, professor da Universidade de Freiburg (Alemanha), Vice-presidente da ISOH (International Society of Olympic Historians – Sociedade Internacional dos Historiadores Olímpicos) e Presidente do Comitê Pierre de Coubertin da Alemanha.

Sobre o autor – O professor Lamartine construiu sua carreira internacional relacionada ao esporte. Com doutorado em filosofia e gestão do esporte, o professor e escritor lecionou na Universidade Tecnológica de Lisboa, na Universidade do Porto, na Universidade de Barcelona, na Academia Olímpica Internacional da Grécia e Universidade de East London.

O professor tem 52 livros escritos (entre produções próprias e participações em obras de outros autores), tendo sua primeira obra sido publicada há 50 anos. Na véspera da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, o pesquisador receberá um prêmio da Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos, entidade ligada ao Comitê Olímpico Internacional que conta com 380 pesquisadores. Lamartine foi eleito a personalidade do último quadriênio pela instituição e vai receber a distinção Lifetime Awards, prêmio entregue a quem dedica a sua vida à pesquisa de histórias do esporte e histórias olímpicas.

Serviço:
Santos-Dumont: Pioneiro da aviação esportiva e primeiro herói olímpico do Brasil. (Autores: Lamartine DaCosta, Ana Miragaya/Editora: Engenho Arte e Cultura, Rio de Janeiro, 2016/108 páginas)
Lançamento: 04 de agosto (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) - Praça Marechal Âncora, 15-A - Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Profissionais de imprensa interessados em participar do lançamento devem enviar e-mail para credenciamento para o endereço [email protected].

Assista à reportagem: